sábado, 7 de abril de 2012

Desabafo do Descaso

          Inicia abril e o processo anda a passos lentos. Muito material para reaproveitar e pouco interesse em pagar esse serviço. Imaginem quanto poderíamos fazer pelo planeta se cada um de nós se importasse, realmente, pela preservação dos recursos naturais, reaproveitando o que já foi usado e deixando limpo um ambiente onde pisamos, respiramos, moramos e nos alimentamos? Não haveriam tantos deslizamentos, pois não se escavaria tanto a procura de metais, não haveria deslizamento, pois nosso lixo não iria para a terra onde pisamos, não haveria deslizamento, pois as árvores que cortamos para fazer móveis novos e papel novo, ainda estariam lá! Isso, se nos preocupássemos em reaproveitar tudo.
          A falta de cultura em algumas comunidades não permite, que as pessoas entendam o grandioso projeto do reaproveitamento do lixo. Mas, é no meio da cultura de nossos governantes que esbarra a falta de apoio para dar continuação a tamanhos empreendimentos. Apesar de ampla divulgação de apoio, da parte dos governos, para preservação do meio ambiente, há um grande descaso em apoio direto e efetivo a muitos catadores que se dispõem a cuidar de nosso planeta. Certo é que, os catadores não entendem o tamanho da benfeitoria que fazem a todos os que estão no topo. Para que eles vivam em um ambiente mais limpo, bonito e sustentável, só dependem desses catadores. Porque, então, não existem mais olhos para essa benfeitoria? Quando perceberem o esquecimento e o descaso, será muito tarde. Muitos haverão morrido em deslizamentos, em doenças, em depressões e, porque não dizer, em guerra de disputa de um pouco de lixo que possa ter mais ou menos valor.
          Os governantes deveriam ter um projeto para valorizar o lixo recolhido, muito mais do que as peças novas produzidas e, usar impostos da produção e venda das peças novas para fomentar esse serviço. Aí começaria, de verdade, a sustentabilidade.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Certificado

           Estamos no fim de janeiro de 2012. Parece que tudo encaminha para a continuação do trabalho de reciclagem. O meio ambiente já aprovou um processo de gestão de materiais; isso já é uma vitória. Para os clientes e parceiros que precisam de certificado de destino correto, podem entrar em contato pelo fone 54 99260540 e pelo email geracaoyreciclagem@yahoo.com.br.
          Para as empresas que precisarem do nosso serviço de gestão e encaminhamento para o destino correto dos seus resíduos, entre em contato. Fornecemos certificado dado pela empresa e laudo técnico fornecido pelas empresas onde é enviado o material para transformação em um novo material.
          Agradecemos a todos que indicaram nossos serviços durante o ano de 2011. Isso possibilitou a continuação do processo e a fortificação dos laços com  as empresas de transformação. A todos, uma dívida de certificação, independente de pagamento. Sem eles, o processo não teria continuado.




segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Inicia um Ano Novo

          Despertou 2012 e pudemos rever tantas tragédias vividas no Pais e no mundo, com grande responsabilidade nossa, pois não sabemos onde vai todo o lixo que colocamos na rua para alguém dar um jeito. Nós só pretendemos nos livrar de roupas velhas, móveis fora de moda, comida que não gostamos, lixo, que produzimos demais e não somos capazes de olhar um reaproveitamento sem sentir a impressão de que temos dinheiro para comprar tudo novo e não queremos mais àquilo.
          Pois bem, quem é responsável? O pobre, o necessitado, o indigente, ou a natureza?
       Cada aparelho que é desmanchado na reciclagem, parece que salvamos uma gota num oceano! E é maravilhoso o sentimento de proteção que nos invade, pois fomos capazes de tirar mais alguns materiais do fim mais absurdo que é o solo. O que mais impressiona é que não temos esta visão até conviver diariamente com esse descarte. Nunca mais um lixo seletivo jogado no chão passa despercebido. Nossos olhares se voltam para àquilo que ninguém mais quer ver e, com alegria de poder encaminhar para a reutilização. É uma pena que, são poucos ainda os olhares para esse lixo e pouca é a ajuda dos órgãos públicos que acham que pensar em lixo é coisa de lixeiro e não de pessoas com responsabilidade social.
          A Geração Y reciclagem deseja a todos os seus parceiros que estão possibilitando uma continuação de seu trabalho, um ano maravilhoso e que consigamos conquistar, pelo menos, mais uma pessoa que pense em reutilizar sem medo e constrangimento, independente de sua posição social.